quarta-feira, julho 05, 2006

Fala Quem Sabe em S. Miguel

Texto - Miguel Linhares / Foto - Timothy Lima

No passado dia 18 os humoristas do “Fala Quem Sabe”, Roberto Borges (Ramiro), Hélder Xavier (Batista) e Miguel Soares (Agostinho), estiveram em S. Miguel para o lançamento regional do 2º volume em formato DVD e para um espectáculo único na maior casa de espectáculos dos Açores, o Coliseu Micaelense. Apesar de terem estado nesta mesma casa no passado dia 8 de Abril, inserido numa campanha publicitária de uma marca de automóveis, a expectativa era muita e esperava-se uma apresentação mais cuidada desta vez, sendo que o palco e o publico eram só deles.
Já conhecidos de todos os açorianos, estes três lavradores tem feito rir muito através do seu sucesso televisivo na RTP-Açores e também por variados palcos na Terceira, S. Jorge, Pico, Faial e também no Canadá. Agora que está a chegar ao fim o programa televisivo, no fim deste mês de Junho, o “Fala Quem Sabe” pretendia fechar com chave de ouro esta etapa que, pelo menos por enquanto, não se sabe se terá continuidade, estando a depender do resultado das discussões entre os actores e a sua produtora, “Animá´sim Produções” e a televisão regional. Vontade parece haver. E foi com esta mesma vontade que por volta das 21:45 os actores invadem o palco do Coliseu Micaelense, perante 750 pessoas, talvez a maior enchente da casa com artistas regionais! Como já se sabia, as “discussões” destes três lavradores andaram á volta de politica, sociedade, automóveis, lavouras, etc., sempre com a particularidade que cada um possui, Ramiro com a burrice assumida, Batista com a mania que é esperto, e Agostinho á espera de uma oportunidade para falar e quando a tem, diz asneira! Os risos e aplausos foram uma constante durante uma hora de espectáculo que trouxe uma boa disposição com sotaque da Terceira, característico, mas com o habitual sentimento abrangente a toda a região, ou não fosse o programa deles um dos mais vistos da televisão regional. Gozaram-se mutuamente, discutiram, riram, falaram e no fim agradeceram os aplausos e o carinho que o público micaelense lhes ofereceu com um enorme sorriso nos lábios. O espectáculo pecou por ter sido curto, até porque tinha sido anunciado quase uma hora e meia de actuação, acabando por não ultrapassar uma hora. Ao saírem do palco, as pessoas não se levantaram e notava-se que estavam á espera de mais, chegando a haver uns comentários, á saída, nesse sentido. Os irrecusáveis pedidos de autógrafos foram dados a seguir ao espectáculo, devido a um aglomerado, essencialmente de jovens, que esperavam por eles de modo a conseguir a valiosa assinatura e dedicatória de cada um. E conseguiram.
Já durante a tarde, entre as 19:00 e as 20:00, tinham estado na loja Disrego, no Parque Atlântico, a dar autógrafos e apresentando o seu 2º DVD, este duplo com 240 minutos de muito e bom humor. O primeiro volume praticamente esgotou em todas as ilhas dos Açores, pelo que o mesmo ritmo de venda é esperado, pelos actores, para este. Á hora de chegada, já eram inúmeras as pessoas que esperavam por eles e que quiseram os conhecer. Agradável foi ver o tipo de fãs do “Fala Quem Sabe”, que vai desde os 4 anos aos 80. Pais e filhos queriam falar com eles e dar-lhes os parabéns pelo trabalho produzido. Este é um sinal de um trabalho com uma abrangência vasta, que não se limita a uma faixa etária ou estatuto social. Ainda durante a tarde do dia 18 e antecedendo esta sessão de autógrafos, os actores estiveram no centro da cidade de Ponta Delgada e no Parque Atlântico a gravarem um “sketch”, que poderá ser o último a passar na RTP-Açores, no final deste mês. Muitas foram as pessoas que se iam aproximando e observando o trabalho de filmagens dos terceirenses, para além das habituais felicitações, que foram vastamente dirigidas, principalmente ao Ramiro, que obtêm um carinho especial do público pela sua ingenuidade e ignorância da personagem.
De referenciar, também, o convívio com alguns convidados no restaurante Fairplay, a seguir ao final do espectáculo no Coliseu Micaelense. Foram mostrados, em ecrã gigante, 15 minutos de bom humor protagonizados pelos próprios e a sua equipa de imagem e som, havendo tempo para o visionamento de um dos programas, já apresentados na televisão. Agradeceram pelo carinho e apoio de todos e deixaram em aberto o retorno á televisão regional, depois deste verão, mostrando no entanto muita vontade em não deixar morrer este projecto. A resposta terá que ser dada pelo Director da RTP-Açores, Osvaldo Cabral, que aliás marcou presença neste evento. Fica a expectativa entre os açorianos…
O balanço final foi positivo e agradou a todos os que tomaram parte nesta vinda dos actores do “Fala Quem Sabe” á maior ilha dos Açores. O espectáculo no Coliseu Micaelense teve a co-produção do próprio Coliseu e da “9xRock=Açores – Produção de eventos culturais".

in "Jornal dos Açores" de 23 de Junho de 2006

Sem comentários: