domingo, julho 02, 2006

Moda Açores 2006 - Daniela Lopes e Paulo Sousa participam

Texto – Miguel Linhares

No passado dia 9 realizou-se em Ponta Delgada mais uma edição do evento Moda Açores. Com organização da Câmara do Comercio e Industria de Ponta Delgada, com a participação da Direcção do Turismo dos Açores e a produção da Mag Events, este evento contou com a presença de centenas de pessoas que acorreram ao Royal Garden Hotel para, por entre a beleza do jardim interior, verem desfilar as ultimas novidades da moda a nível regional, nacional e internacional. Sem ser convidada, só mesmo a chuva ameaçou parar com a festa que, mesmo assim, acabou por criar uma certa originalidade neste tipo de evento com uma característica bastante açoriana. Não passou de ameaça, no entanto caiu levemente quase toda a noite, não demovendo com a sua teimosia os presentes.
Promover a excelência das ilhas através da criatividade no mundo da moda, prima por ser o grande objectivo deste evento que, desde 2002, teima em dar um colorido e um glamour especiais á maior cidade açoriana. Nomes como Fátima Lopes, José António Tenente ou Betsey Johnson já vieram aos Açores pelas mãos do Moda Açores. Este ano os nomes mais sonantes eram, inevitavelmente, Les Dessous de Paris, que vieram de França e os lisboetas Story Tailors.
Pelas 21:30 iniciou-se o desfile de boutiques, com a presença da Ana Shop e da Riviera. Era o aquecer de uma noite que já se tornava algo fria e que de seguida teve o desfile de jovens estilistas. Este não era certamente o momento mais esperado da noite, mas presumia-se uma certa curiosidade do público presente em ver os trabalhos desenvolvidos pelos estilistas regionais. Maria Branquinho, de Ponta Delgada foi a primeira a fazer desfilar as suas peças que assentavam numa simplicidade harmoniosa, muito feminina e sedutora. Os aplausos ouviram-se, mostrando que a qualidade existe e agrada nas ilhas dos Açores. De seguida e embora fosse anunciado outro estilista, por engano do apresentador, na realidade viu-se o desfile do Factotum Atelier do terceirense Paulo Sousa e do madeirense Miguel Freitas, estudantes licenciados de Belas-Artes. Aqui imperou a originalidade. Peças de vestuário e de moda, únicas, criadas com materiais reciclados, essencialmente o acrílico, mostrando um olhar completamente diferentes, sobre o ambiente e o modo como se vive actualmente. Um dos desfiles mais surpreendentes da noite. De seguida foi a vez da terceirense Daniela Lopes que se inspirou na alta-costura dos anos 50 e no glamour das estrelas de cinema de Hollywood. Muito sensual, mas prática, poderia se caracterizar as peças desta estilista que lhes ofereceu algum do brilho daquela época. Uma grande estreia desta estilista. A fechar este desfile de jovens estilistas esteve Margarida Sousa, de Ponta Delgada, que apresentou uma colecção arrojada, muito sensual e que sublinhava a beleza feminina. Nesta colecção Primavera/Verão 2006, a estilista optou, essencialmente, pela utilização de tecidos como a seda e o linho.
A colecção de pronto-a-vestir de Katty Xiomara, do Porto, deu inicio á que se poderia chamar a “segunda parte” deste Moda Açores, talvez a mais esperada. Esta colecção tinha como tema central a visão pagã de alguns povos que alimentam-se de crenças e ideologias que para outros povos, como o nosso, não passam de desrespeito e falta de cultura. A colecção aliou estes mundos opostos, inspirando-se nas vestes destes povos, mas adicionando a indispensável feminilidade e o romantismo. Assim como anunciado, esta colecção transpirava coloridos muito vivos e atractivos, quentes.
Colecção muito interessante e sexy foi a de lingerie apresentada pelos Franceses Les Dessous de Paris, uma marca criada em Paris muito recentemente e dedicada ao culto do corpo feminino. Peças muito sensuais e feitas para mulheres que gostam do seu corpo, este desfile captou a atenção das centenas de pessoas presentes, não só pela já referida sensualidade, mas também pela originalidade. Lingerie que as mulheres querem usar durante o dia sob os “taileurs” de trabalho e mostrar quando a noite chega…
Para encerrar este Moda Açores 2006, desfilou, durante quarenta minutos, as peças dos Story Tailors vindos da cidade de Lisboa. Peças inspiradas em “Júlia e o touro azul”, estes estilistas souberam cativar o público com a sua alta-costura, público que presenteou a colecção com as palmas mais sonoras da noite. Peças muito originais, sensuais, para homem e para mulher, com coloridos muito característicos e envoltos num certo misticismo. Um fecho em grande para uma noite recheada de muita beleza e sensualidade.
A festa, apresentada por Barbara Elias e Vasco Pernes, iniciou-se ás 18:30 com a Gala dos 10+ do Correio dos Açores, seguido de um jantar, também este, servido no magnífico jardim interior do Royal Garden Hotel. Pontualmente, as actuações de Manuel Frazão e Pilar e ainda de Vox Cordis ajudaram a aquecer esta noite que se revelou um sucesso para todos os intervenientes, como se constatou perante duas das responsáveis da Mag Events, produtora deste Moda Açores 2006. Margarida Pereira, satisfeita, revelou que “Pôde-se assistir a um desfile com uma filosofia algo diferente, com alta-costura pela primeira vez nos Açores, apesar do tempo não ter ajudado muito, pois este foi audaz, mas é característico da nossa região, previsível, mas a opção foi tomada e assumida e julgo que se criou uma ambiência diferente e bonita. Os estilistas gostaram do evento, claro que há sempre imprevistos, mas a moda é assim mesmo, por vezes exigente, mas correu tudo muito bem!”. Quanto á prestação dos estilistas regionais, Margarida Pereira acha que tiveram uma boa prestação e afirmou que estes “tiveram o seu momento, foi um bom momento, é assim que se começa e acho que estamos no bom caminho.”. Mais ou menos com a mesma linha de pensamento estava Ana Alves que confessou que “este foi um evento muito complexo e complicado, com muita gente envolvida, com uma organização muito forte e exigente, até porque temos cá imensa gente de imprensa internacional, todos eles á espera de ver o melhor dos Açores. Ao mesmo tempo foi o melhor Moda Açores, até porque a colecção de alta-costura dos Story Tailors foi apresentada pela primeira vez em Portugal e aqui nos Açores. Quanto ao tempo, é característico! Julgo que é algo que eles (os estrangeiros) não verão num desfile de moda em mais lugar nenhum. O balanço é muito positivo.”. A mesma interrogação sobre a prestação dos estilistas regionais obteve uma resposta, por parte de Ana Alves, idêntica á de Margarida Pereira; “Estão muito mais profissionais, muito empenhados e tem muito potencial. Temos uma geração de estilistas com uma visão que, dentro das ilhas, é global.”.
Falámos também com os estilistas terceirenses que participaram no evento. Daniela Lopes mostrava-se muito satisfeita, depois de apresentar algumas peças de colecções anteriores, mas na sua maioria, da colecção deste ano que também viriam a ser apresentadas no desfile das Sanjoaninas. “O convite para cá vir já me tinha sido feito em 2004, mas não pude participar. Desta vez e visto que já tinha feito as Expo Moda na Terceira, já tinha algumas peças. Também abri o atelier em Novembro, pelo que foi mais fácil apresentar o meu trabalho, mas a nível de apoios, estes são quase nulos, só mesmo a nível de estadias.”, confessou a estilista. Quanto á sua prestação e ao evento em si, Daniela Lopes afirma que “estava tudo muito bonito e bem coordenado, num ambiente com muito “glamour”. Achei também que correu tudo muito bem e pela primeira vez consegui ver o meu desfile na televisão, para além de conseguir ter as minhas manequins todas alinhadas e com tudo acertado antes de elas entrarem. O meu balanço é muito positivo, adorei!”.
Paulo Sousa, também este terceirense, veio apresentar o seu trabalho em conjunto com o colega Miguel Freitas do Factotum Atelier. Um desfile muito original e que agradou aos designers: “No nosso atelier do Porto, basicamente fazemos peças de bijutaria, mas o Paulo arranjou-nos essa oportunidade no Modaçores, pelo que começamos a trabalhar para isso.”, começa por afirmar Miguel Freitas. Paulo Sousa acrescenta que “o tema do nosso desfile era o medo, embora tenha sido um pouco alterado, mas acabamos por aproveitar as nossas peças com as que foram criadas para o desfile. Tudo isto até acaba por ter um carácter militar, pois algumas das peças são quase armaduras, para além de utilizarmos na maior parte das peças o acrílico e não o vulgar tecido. Acabamos por brincar um pouco com a sociedade, com as máscaras que as pessoas adoptam, não deixando de apostar na sensualidade, na transparência. Foi a nossa primeira experiência em desfiles, mas este trabalho tem muito para evoluir, até porque também vamos participar no desfile das Sanjoaninas, a convite da Daniela Lopes e vamos ter o nosso stand nas mesmas festas, na feira do artesanato.”. Acharam que o desfile foi excelente e fazem um balanço muito positivo, também a nível de organização. Quanto a apoios, tiveram alguns e não os quiseram deixar no anonimato: tivemos o apoio do Teatrinho, MasterSimm, Bitburger, Café D. Amélia, Restaurante Quebra-Mar, Graturmar, Alkimia, 2º Mão, Benetton, Plug –Design e Multimédia e á nossa amiga Lara que nos ajudou a preparar este desfile!”.
Neste evento participaram perto de 60 manequins, da Central Models e da Mag Models que deram corpo ás ideias dos estilistas e embelezaram uma noite que respirava…beleza. Houve uma “after party” a partir das 00:00 no K Bar, casa nocturna em Ponta Delgada, que abriu portas pela primeira vez nesta noite ao público. Para o ano haverá mais Moda Açores e trabalhar-se-á para que seja ainda melhor.

in jornal "A União" de 24 de Junho de 2006

Sem comentários: